O assassino coreano que inspira as telas

0 Comments
Signal 

Olá queridos amigos cujo à esse blog são fiéis mesmo tendo duas pessoas preguiçosas como responsáveis de fornecer e nutrir o mesmo com conteúdo. Bem, sei que desculpas são inúteis e sei que estava errada, porém, fiquei 3 meses sem notebook, só ganhei um faz duas semanas de aniversário.
Enfim, quem me conhece sabe que se tem uma coisa que eu tenho um grande interesse é em psicologia e principalmente em psicologia forense. Em outras palavras, eu adoro pesquisar e tentar entender sobre crimes e principalmente assassinatos em série. Por causa desse meu "hobby macabro" como diz mamãe, eu adoro livros, filmes e claro, doramas do gênero. Recentemente comecei a ver Signal, que indico de todo meu coração, ainda não terminei de ver porque faculdade tira 90% do meu tempo, mas no tempo que tenho livre busco me dedicar a ele. Porém, não é de Signal que venho falar hoje e sim do episódio 3 dele, cujo o tema foi os assassinatos em série de Hwaseong.
Não conhecia sobre esse assassinato, porém, quando comecei a ver o episódio vi que tinha muita semelhança com a história do dorama Gapdong - outro que indico porque história marcante e personagens bem desenvolvidos. A verdade é que, ambas as histórias foram baseadas em fatos verídicos que aconteceram na Coréia do Sul entre 1989 e 1991.

No total foram 10 vítimas encontradas em meio a estradas e campos em Hwaseong, todas mulheres entre 14 e 70 anos que foram estupradas, estranguladas e amarradas com itens que compunham sua roupa como meias, lenços e afins. Na investigação desse caso foi colocado quase 2 milhões policiais e tendo quase 21 mil suspeitos.  Foi traçado o perfil do \ssassino na época, como sendo um homem em seus 20 anos, por volta de 1,70 de altura e com o tipo sanguíneo B.

Gapdong 
Agora segue algumas informações sobre o sistema criminal coreano antes de terminarmos de contar a história real. A primeira vítima do Zodíaco coreano foi encontrada em setembro de 1986 e a última em abril de 1991. O estatuto de limitações ou prescrição é, pra quem não sabe, o que regula a perda de direito de acionar judicialmente devido o decurso de determinado período de tempo, em palavras mais simples é o que determina o tempo em que um criminoso pode ser processado pelo crime. Essa prescrição na Coréia para assassinatos era de 15 anos, sendo em agosto de 2015 alterada para 20 anos. Porém, com um pouco de matemática, podemos ver que nesse caso o aumento do tempo da prescrição foi inútil, uma vez que em 2015 e já havia passado 4 anos desde a data limite.
Mas como toda boa história emocionante, essa é cheia de poréns. O primeiro porém, é que devido a natureza do crime e a repercussão que o caso teve, até hoje existem policiais que investigam ele. Outro porém, em 2004 uma estudante foi assassinada nas proximidades, não existe informação concreta sobre ser o mesmo modus operandi ou assinatura, porém muitos lugares da internet os associam. Desse último porém podemos tirar três conclusões:

  1. Não teve nenhuma ação que remetesse ao antigo criminoso a não ser a localização;
  2. Pode ser um imitador (para quem não sabe, é uma pessoa tão louca quanto o assassino original, que por idolatrar ou até mesmo pra tentar superar, copia o modus operandi e assinatura em seus crimes);
  3. Pode realmente ser o mesmo assassino, e se isso for provado, o prazo do estatuto para esse crime em particular vai até 2024. Mesmo assim, não muda o fato que o assassino se safou pelas 10 vítimas anteriores. 

Hwaseong é localizada na província de Gyeonggi, nessa mesma província entre 2006 e 2008, 10 mulheres foram mortas, nesse caso o culpado foi preso. Kang Hosun, matou essas mulheres e dentre elas estava sua mulher e sua sogra. Ele foi julgado em 2009 e sentenciado a morte. Porém, o assassino que baseou os dois doramas acima e alguns filmes até hoje não foi encontrado.

É como eu e gosta de doramas do gênero mistério policial? Recomendo ambos acima, você pode ver Signal aqui e Gapdong aqui. Qualquer dia desses irei fazer um post somente do dorama explicando os personagens!


Você também poderá gostar de:

Nenhum comentário: